Quete

O quete é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Conhecido também como quem-te-vestiu-da-serra.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) poa = grama; e spiza = pássaro tentilhão; e do (latim) lateralis, lateral, latus = do lado, lateral, lado, flanco;. ⇒ Pássaro tentilhão da grama flanqueado.

Características

Mede cerca de 15,5 centímetros de comprimento.

A coloração do dorso na maioria dos indivíduos é todo invadido de castanho, apresentando ainda a coloração chifre no peito e nódoas brancas nas penas externas.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Subespécies

Não possui subespécies.

Indivíduos com plumagem leucística

O que é leucismo?

O leucismo (do grego λευκοσ, leucos, branco) é uma particularidade genética devida a um gene recessivo, que confere a cor branca a animais geralmente escuros.

O leucismo é diferente do albinismo : os animais leucísticos não são mais sensíveis ao sol do que qualquer outro. Pelo contrário, são mesmo ligeiramente mais resistentes, dado que a cor branca possui um albedo elevado, protegendo mais do calor.

O oposto do leucismo é o melanismo.

Alimentação

Durante o inverno, junta-se a bandos mistos de pássaros insetívoros, mas, no verão, durante a frutificação da taquara, torna-se essencialmente granívoro.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

É comum no estrato arbustivo de bordas de florestas (principalmente florestas de altitude) e bosques de pinheiros. Vive aos pares ou em pequenos grupos de 4 a 5 indivíduos (durante o inverno da Região Sul), participando de bandos mistos fora do período reprodutivo.

Distribuição Geográfica

Presente do Espírito Santo e Minas Gerais ao Rio de Janeiro e São Paulo.

Esta espécie é endêmica das montanhas do Sudeste do Brasil, particularmente, das matas atlânticas de altitude (acima de 900 metros).

Referências

Galeria de Fotos